Dia do Meio Ambiente

Pela preservação do Mato do Julio, a permanência da Retomada Tekoà Karanda'ty e contra o Marco Temporal!

LUTA

Marta Bringmann

6/5/20231 min read

Em meio à mundialmente declarada crise climática que vivemos, temos que olhar para nosso território e perceber nosso patrimônio ambiental que é o Mato do Júlio, lutar pela sua preservação e pela proteção dos povos que vivem em harmonia com as florestas.

Os povos indígenas são os principais responsáveis pela preservação dos biomas brasileiros e sua contribuição deve ser reconhecida e valorizada.

A retomada Tekoá Karanda’ty, aqui em Cachoeirinha, é um espaço de resistência do povo Mbya Guarani, que travam a luta para proteger o território do Mato do Júlio das ameaças da especulação imobiliária.

Precisamos colocar o ser humano como parte do meio ambiente e abandonar a ideia de dominação. Os povos indígenas são os pioneiros e protagonistas nesta luta e por isso, a demarcação de terras e o direito à territorialidade são fundamentais para a preservação ambiental. Dessa forma, o Marco Temporal também ameaça o meio ambiente.

A pauta ambiente afeta á todos, e nós, quanto sindicato, temos o dever de contribuir com a luta em defesa dos povos originários e do território onde atuamos.