Carta da Direção do SIMCA aos Servidores e Servidoras de Cachoeirinha

1º de Maio - Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos do Trabalhador e da Trabalhadora

LUTA

5/1/20242 min read

Prezada Categoria Municipária de Cachoeirinha

Nós, da Direção do SIMCA, viemos informá-los sobre pontos importantes da luta este ano, a fim de sanar dúvidas, evitar a desinformação, dar transparência no processo e fortalecer a união da categoria para as lutas que virão.

Primeiro dizer que no mês de Maio teremos o reajuste da inflação, cujo índice será divulgado nas primeiras semanas do próximo mês (a título de exemplificação, o INPC acumulado nos últimos 12 meses foi de 3,93% e o nosso reajuste será próximo a esse índice).

Isso porque, com a Lei Nº 4955/2023, que instituiu a Data-Base para Maio, o Executivo passou a ser OBRIGADO a reajustar os salários dos servidores de acordo com, no mínimo, o índice de inflação do período.

Importante destacar que são poucos os sindicatos de municipários no Brasil que possuem Data-Base em Lei e esta é uma luta nacional que inclusive, é pautada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (CONFETAM), a qual fazemos parte desde que nos filiamos à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Com a Lei da Data-Base, as nossas lutas salariais deverão focar na recuperação das perdas de seis anos de salários congelados (2016 a 2021) e no aumento real, e para isso, devemos manter uma mesa de negociação permanente, fortalecendo o diálogo com a base e com as instituições do município.

Tendo essa compreensão, nossa gestão se empenhou em resgatar a credibilidade da instituição sindical e abrir espaço para que as demandas dos servidores sejam ouvidas e atendidas pelo governo. Prova disso foram as negociações da Campanha Salarial 2022 e 2023, que não se limitaram a um período específico do ano, mas sim, conquistamos vitórias reais durante todo o período (como o fim do escalonamento e do desconto da contrapartida de 20% no Vale-Alimentação, por exemplo).

Sabendo que estamos entrando em período eleitoral e que há restrições em relação à reajustes além do índice de inflação, a Coordenação do SIMCA garantiu o reajuste em Maio (através da conquista da Data-Base) e um índice de recuperação das perdas salariais de 3,18%, previsto para novembro deste ano. Por isso, temos a tranquilidade de seguir lutando sem desgastar nossa base, mas sim, agir com estratégia para que possamos colher mais vitórias concretas.

Reforçamos aqui, de forma positiva, o movimento de receber os setores no sindicato para discutir suas pautas específicas e de ir até os locais de trabalho dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras durante todo o ano, colhendo as demandas e organizando comissões para negociar a resolução dos problemas. Foi assim com a conquista da Hora-Atividade das Professoras das EMEIs e com o subsídio das Guardas, por exemplo. Isso mostra como o sindicato voltou a ser uma instituição que valoriza e é valorizada pelos servidores e está cumprindo seu papel de defensor dos Municipários e Municipárias.

Este é um ano eleitoral do qual temos a oportunidade de colocar nossas pautas novamente em evidência e mostrar nossa força e importância no município, afinal de contas, Serviço Público é a gente que faz!

Assim, reforçamos a importância da sua participação, sócio e sócia, pois as lutas são muitas e precisamos continuar mobilizados para conquistar nossos direitos e nossa valorização salarial, bem como, melhorar nossas condições de vida e trabalho.

Por fim, a Coordenação do SIMCA conta com você para fortalecer o SIMCA, para continuar conquistando vitórias para a categoria e afirma que a LUTA COM RESPONSABILIDADE E SABEDORIA VALE A PENA.

Direção do Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha