SIMCA evita a suspensão do pagamento dos benefícios de novembro dos segurados que não realizaram o Censo Previdenciário.
Em reunião, o SIMCA evita a suspensão do pagamento dos benefícios de novembro dos segurados aposentados e pensionistas do IPREC que não realizaram o Censo Previdenciário.
APOSENTADOS
A Coordenadora do SIMCA, Valdete Moreira, esteve na tarde da terça-feira (28) no IPREC para uma reunião com o Presidente do Instituto, Marcos Monteiro, para barrar a suspensão do pagamento do salário dos aposentados e pensionistas aniversariantes de janeiro a abril que não realizaram o Censo Previdenciário de Cachoeirinha 2023/2024, prevista para o dia 30 de novembro.
O Censo está acontecendo desde 13 de novembro, com caráter OBRIGATÓRIO. Segundo a Cartilha de Informações, “os servidores públicos titulares de cargo efetivo, ativos, inativos e pensionistas que não realizarem o Censo Cadastral Previdenciário, na forma presencial ou remota (on-line), conforme Cronograma, terão o pagamento da remuneração e benefícios previdenciários SUSPENSOS na quinzena subsequente ao período de coleta de informações do Poder ou Orgão de lotação, inclusive os servidores cedidos e licenciados”.
Dessa forma, o encaminhamento da reunião foi a manutenção do pagamento no dia 30/11 para todos os aposentados e pensionistas do IPREC, independente da realização do Censo. Os aniversariantes de janeiro a abril que não fizerem até dia 05/12, terão o pagamento do Abono Natalino (13º Salário) suspenso, assim como o salário no mês subsequente.
Além disso, os servidores e servidoras em aposentadoria e pensionistas, que já realizaram ou que realizarem o Censo Previdenciário nos próximos dias, terão adiantamento da segunda parcela do Abono Natalino (13º Salário) para o dia 05 de dezembro.
Lembrando que, no site e no aplicativo CensoCachoeirinha não há necessidade de aguardar a data de realização do Censo conforme o mês de aniversário, como é feito no cronograma presencial.
O Presidente do IPREC, Marcos Monteiro, explicou que o Censo Previdenciário é obrigatório. Os dados e informações formarão o banco de dados para disponibilizar o extrato previdenciário do servidor ativo on-line com previsão de aposentadoria em todas as regras. Além disso, o Censo Previdenciário poderá aumentar a receita estimada de compensação previdenciária na avaliação atuarial, reduzindo o déficit atuarial e a alíquota suplementar e consequentemente a despesa com pessoal.
A Coordenadora do SIMCA, Valdete Moreira, destacou a urgência em realizar o Censo Previdenciário, tanto os servidores em aposentadoria e pensionistas, quanto os da ativa, sob risco de terem seus pagamentos suspensos. Afirma ainda o caráter estratégico do Censo para projetar o futuro e organizar as lutas da categoria.
Foi acordado ainda que os aposentados e pensionistas aniversariantes de maio a dezembro que não realizarem o Censo Previdenciário terão o pagamento suspenso no dia 29 de dezembro e serão pagos em até cinco dias úteis após a regularização.