SOLIDARIEDADE ÀS PROFISSIONAIS TERCEIRIZADAS


O Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha manifesta a sua solidariedade à todas/os trabalhadoras/es terceirizadas/os que prestam serviço ao nosso município. Nossa entidade tem uma história de 35 anos de lutas em defesa de um serviço público de qualidade e não podemos compactuar com o descaso que vem sendo praticado com profissionais terceirizados.
Neste momento, infelizmente, há uma prática que se repete de atraso no pagamento dos salários e de falta de condições de trabalho adequadas. As cozinheiras que trabalham para EMPRESA JP, por exemplo, receberam calçados desconfortáveis, além de calças inadequadas que são transparentes e expõem as mulheres à violência machista e misógina.
Diante disso, convocamos os municipários a estarem solidários à essa situação, pois não é possível aceitar que exista qualquer normalidade diante de uma relação de trabalho desigual. Tampouco podemos compactuar com a última orientação dada pela SMED de que as direções devam advertir profissionais terceirizadas que não se submeterem ao uso de EPIs inadequados. Entendemos que as/os trabalhadoras/es NÃO podem ser punidas e responsabilizadas pelas condições inadequadas dos uniformes a serem utilizados pelas profissionais das empresas terceirizadas, pois isso é desumano.
Por fim, salientamos que a recente decisão judicial que suspendeu o retorno das atividades nas Escolas de Educação Infantil em virtude do calor extremo está fundamentada no direito à saúde e no direito à vida. Portanto, essa decisão abrange todas as pessoas que trabalham nas EMEIs, incluindo profissionais terceirizados. A atitude da SMED de realocar profissionais terceirizados para outros equipamentos públicos, portanto, não tem justificativa e denota total descaso da mantenedora.
Nosso sindicato segue vigilante e está aberto para a escuta e o acolhimento de profissionais terceirizadas/os na luta por um serviço público de qualidade.
JUNT@S SOMOS MAIS FORTES!