Todo apoio aos Servidores Municipais de Estância Velha/RS
Nos solidarizamos e apoiamos a luta em defesa dos Servidores Públcos e do Piso do Magistério
LUTA
Os servidores municipais da cidade de Estância Velha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, lutam contra os ataques do prefeito Diego Francisco (PSDB) ao plano de carreira dos professores e outras medidas que atingem todo o funcionalismo.
Um dia após uma assembleia com mais de 300 trabalhadores, que rejeitaram por unanimidade a proposta do prefeito, Diego Francisco cassou por decreto as duas liberações sindicais do SIMEV (Sindicato dos Municipários de Estância Velha), mandando a presidente da entidade e outra diretora de volta para suas lotações. Além disso, suspendeu o repasse do desconto em folha de filiados para inviabilizar financeiramente a entidade.
Toda atitude autoritária e antidemocrática deve ser repudiada fortemente por todos. A prática flagrantemente antisindical fere a Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do direito à livre organização sindical e que garante que “as autoridades públicas deverão abster-se de qualquer intervenção que possa limitar esse direito ou entravar o seu exercício legal.” A reação do prefeito é a de quem não aceita que os trabalhadores possam se organizar e defender seus direitos e a manutenção de uma escola pública de qualidade, com trabalhadores devidamente valorizados.
Esta medida é um duro ataque ao sindicato e ao direito democrático dos trabalhadores livremente organizarem a luta pelas suas reivindicações.
Pela livre organização dos trabalhadores, fortalecimento dos Serviços Pùblicos e em defesa do Piso e da Carreira do Magistério, declaramos nosso apoio ao SIMEV e à todos os trabalhadores em luta.